Áreas Terapêuticas
A SMA afeta pessoas de todas as faixas etárias – bebés, crianças, adolescentes e adultos – com vários níveis de gravidade.1 Os bebés e as crianças podem desenvolver SMA com início na infância, a forma mais grave da doença, que pode levar à paralisia e impedir que os bebés realizem funções básicas de vida, como engolir ou segurar a cabeça.2,3 A SMA com início tardio é mais frequente em crianças, adolescentes e adultos, que podem sofrer de fraqueza e incapacidade muscular significativa, como a incapacidade de se levantarem ou de andarem de forma independente.1,2,4
Anteriormente, as pessoas que vivem com SMA e as suas famílias não tinham opções terapêuticas. A situação mudou em dezembro de 2016, quando a Biogen recebeu a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para a primeira terapêutica para o tratamento da SMA.5 A terapêutica foi, desde então, aprovada em mais de 60 países, incluindo Portugal, e tem até hoje ajudado milhares de doentes em todo o mundo.6
O compromisso da Biogen para com a comunidade da SMA é inequívoco e continuamos a promover a investigação com o objetivo de responder a necessidades não preenchidas e de melhorar os resultados clínicos das pessoas que vivem com esta doença.
A Biogen está a colaborar com a Ionis Pharmaceuticals no sentido de identificar novas opções terapêuticas – especificamente, novos candidatos de oligonucleotídeos antisense (antisense oligonucleotides, ASOs).
A Biogen está a reforçar os seus conhecimentos sobre SMA para desenvolver possíveis opções e soluções terapêuticas noutras indicações neuromusculares com muitas necessidades não preenchidas.
Histórias
A Filomena teve um diagnóstico tardio de SMA, mas isso não a impediu de perseguir os seus sonhos.
Apesar de ter começado a andar com apenas 9 meses, começou desde cedo a apresentar algumas dificuldades motoras. Aos 6 anos os pais notaram que poderia haver algo de errado. Tarefas normais para uma criança, como correr e subir escadas tornaram-se um desafio constante.
Histórias
A história de Vítor começou quando ele tinha cerca de 2 anos e os pais começaram a notar algumas dificuldades na marcha. No início, pensaram que seria apenas algo passageiro, mas as dificuldades mantiveram-se. Aos 6 anos, foi internado pela primeira vez no Hospital de São João, mas os exames realizados foram inconclusivos, deixando-o sem um diagnóstico claro.
Histórias
Quando a Mariana nasceu, nada indicava o prognóstico que seria determinado mais tarde, aos 20 meses de idade. Até então, o seu desenvolvimento tinha sido perfeitamente normal. "Ela nasceu perfeitamente saudável do ponto de vista físico e de toda aquela bateria de testes que são feitos à nascença", descreve Carlos, o pai da Mariana. No entanto, à medida que o tempo passou, começaram a surgir sinais de deterioração na sua condição. Começou gradualmente a perder capacidades físicas e desenvolveu uma maior preferência pelo gatinhar. A família procurou vários médicos em busca de respostas, mas não encontraram um diagnóstico definitivo.
Na Biogen, estamos empenhados em apoiar as pessoas com Atrofia Muscular Espinhal, as suas famílias e equipa de especialistas.
Através da iniciativa “Together in SMA” esperamos fornecer informações relevantes sobre esta doença e os seus sintomas, método de diagnóstico e os cuidados disponíveis atualmente para as pessoas com Atrofia Muscular Espinhal.
Na SMA ninguém está sozinho.
Em 2021, a APN (Associação Portuguesa de Neuromusculares) e a SPEDNM (Sociedade Portuguesa de Estudos de Doenças Neuromusculares) lançaram a campanha #EUSOURARA, uma iniciativa que pretende sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a existência da Atrofia Muscular Espinhal (SMA) e para a importância de um diagnóstico precoce, por forma a que a criança e o adulto com SMA possam ter uma vida mais funcional e ser devidamente acompanhados.
Sob o mote “Na SMA ninguém está sozinho”, a campanha conta com a apresentação de três testemunhos de pessoas com SMA e cuidadores que partilharam em vídeo a sua história de vida e a forma como têm vivido com esta doença desde os primeiros sintomas, até ao diagnóstico e consequente acompanhamento.
Cerca de 1 em cada 40 a 50 pessoas em todo o mundo são portadoras do gene que causa SMA.7
A SMA afeta, aproximadamente, 1 em cada 10 mil nascimentos a nível mundial.4
Sem tratamento, a maioria das crianças com a forma mais grave de SMA (tipo I) morre dentro de dois anos.7
Biogen-213341 | Julho 2023